quinta-feira, 5 de maio de 2011

Quando as crianças influenciam os hábitos dos adultos

                                                                                                                        http://www.pastoraldacrianca.org.br/images/stories/pdf/ok%20jornal%20172_maro_web.pdf 
Colaboração: Conrado Loiola
Não é novidade que a rotina de uma criança pode alterar os hábitos de toda família. Seja na hora de comer, de colocar para dormir ou de levar à escola, quase sempre é preciso que os adultos da casa se adaptem aos horários da criançada.
Um estudo feito em áreas rurais da Uganda, na África, demonstrou que as crianças também podem influenciar o comportamento dos pais, exercendo o papel de “agentes de mudança”. O estudo foi realizado pelo Projeto Champion, uma parceria entre o sabonete antibacteriano Lifebuoy e a Unicef, cujo objetivo é a redução da mortalidade infantil em comunidades pobres de países em desenvolvimento.
“Nossa pesquisa demonstrou evidências efetivas de que as crianças podem influenciar as atitudes dos adultos que cuidam delas em casa, ajudando a promover, por exemplo, o hábito de lavar as mãos com água e sabão,” disse Myriam Sidibe, Gerente Global da missão social de Lifebuoy.
No Brasil, a Pastoral da Criança e a Lifebuoy firmaram uma parceria para disseminar, entre crianças e adultos, o hábito de lavar as mãos com sabão. Em outubro de 2010, mês em que se comemora o Dia
Mundial de Lavar as Mãos, esta mensagem chegou de diversas formas a 1,2 milhão de famílias com filhos entre zero a 6 anos em todo o Brasil. Durante as reuniões da Celebração da Vida no mês, os líderes
comunitários da Pastoral falaram diretamente com 70 mil famílias da capital paulista e das nove capitais do Nordeste.
Cecília Valverde, coordenadora da Pastoral da região Episcopal Ipiranga, comentou da importância da inserção do tema nas reuniões da Celebração da Vida. Segundo ela, uma líder comunitária ouviu de uma criança que participou dessa ação: “Tia, você sabe que eu ensinei a minha mãe a lavar as mãos?”,
destacando o papel das crianças na promoção de hábitos mais saudáveis em casa.
Cecília acrescentou que a Pastoral vai abraçar esta causa. “Vamos inserir esta ação também nas conversas das visitas domiciliares”, conta.
Lavar as mãos é a forma mais barata e eficaz de prevenção contra doenças causadas por germes e bactérias, como diarreia e infecções respiratórias, como pneumonia. Para preservar a saúde, portanto, é essencial lavar as mãos com sabão nos momentos-chave do dia: antes das refeições e depois de usar o banheiro.
Também deve-se lavar as mãos ao chegar em casa, antes de cuidar do bebê e preparar a comida, depois de mexer no lixo, pegar em animais, trocar fraldas, e sempre que as mãos estiverem sujas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário